quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sobe para 71 número de mortos por chuva em Teresópolis


Teresópolis está em estado de calamidade pública.
Na Região Serrana inteira, mortes por chuva somam 80.

O número de mortos pela chuva em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, subiu para 71 pessoas. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Luiz de Castro.

Mais cedo, o prefeito de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, Jorge Mário, havia decretado estado de calamidade pública no município, um dos mais afetados pelas chuvas no estado. .

O prefeito sobrevoou nesta manhã e avalia com seus assessores se declara ou não situação de emergência. Um total de 800 homens da Defesa Civil e bombeiros tenta localizar desaparecidos na cidade.

A prefeitura designou dois abrigos para receber desabrigados: o Ginásio Pedrão, no Centro de Teresópolis, com capacidade para 800 pessoas, e um galpão no Bairro Meudon, onde podem ser alojadas 400 pessoas. O número estimado de desabrigados até o início da tarde desta quarta-feira era de 200 pessoas.

Presenciou os estragos da chuva na Região Serrana? Envie ao VC no G1

Em nota oficial, a Secretaria estadual de Defesa Civil confirmou que os três bombeiros soterrados em Nova Friburgo nesta manhã durante um resgate morreram. No mesmo município da Região Serrana, outras quatro pessoas não resistiram, chegando a sete o número de mortes.

Em Petrópolis, um casal de idosos morreu na localidade de Brejal, segundo informações do Comitê de Ações Emergenciais da cidade.

Na Região Serrana inteira, número de mortes em consequência da chuva chegou a 80.

Cabral pede ajuda à Marinha


Em nota oficial, o governador Sérgio Cabral solicitou ao almirante Júlio Moura, comandante da Marinha, aeronaves para o deslocamento de tropas e equipamentos do Corpo de Bombeiros para o socorro às vítimas na Região Serrana do Rio.

O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, já está na Região Serrana acompanhando o trabalho de resgate a vítimas. Pelo Twitter, o governo do estado informou que helicópteros estão sendo mobilizados para o transporte das equipes da Defesa Civil estadual e de equipamentos para reforçar os trabalhos de resgate na Região Serrana.

No distrito de Itaipava, a água atingiu dois metros e meio de altura em alguns pontos da região. A Defesa Civil da prefeitura de Petrópolis explica que “toda vez que chove muito nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, a água que desce da serra provoca o transbordamento do rio Santo Antônio, causando os alagamentos”.