sábado, 22 de janeiro de 2011

Região Metropolitana de Natal terá tarifa local de telefonia



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) baixou uma regulamentação que trata do serviço de telefonia fixa em áreas locais, ampliando o conceito de áreas metropolitanas e de Regiões Integradas de Desenvolvimento (Ride). Na prática, as ligações de longa distância (DDD) serão convertidas em ligação local para cerca de 560 municípios brasileiros, o que reduzirá o valor da conta de telefone para os usuários de telefonia que vivem nessas áreas.

No Rio Grande do Norte serão beneficiados os usuários dos municípios da região metropolitana de Natal: Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Vera Cruz. As ligações entre esses municípios passarão a ter tratamento tarifário de chamada local. Também não haverá a necessidade de incluir o prefixo do DDD para fazer a ligação.

Para se adequar à nova prática, as operadoras de telefonia terão até 120 dias, a partir da data da publicação do regulamento que, segundo a assessoria da Anatel, ainda não tem data certa para ocorrer.