sábado, 21 de agosto de 2010

Campanha de vacinação contra a poliomielite chega a 77% da meta no RN

A campanha de vacinação contra a poliomielite continua nas unidades de saúde até o próximo dia 10 de setembro. No Rio Grande do Norte, já foram vacinadas 208.631 crianças, número que corresponde a 77,87% da meta.

De acordo com balanço feito pela Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, em Natal, foram imunizadas 50.212 crianças (80.62%).

A vacina é gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) e, apesar da proximidade do encerramento da campanha, está disponível na rede de postos de saúde durante todo o ano, para crianças menores de cinco anos de idade. A vacina é administrada por via oral e não possui contra-indicação. A única ressalva é para as que estão com diarréia ou febre acima de 38 graus.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite há 21 anos, desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na cidade de Souza, na Paraíba. Como ainda existe o risco do poliovírus ser reintroduzido no país através da entrada de pessoas provenientes de lugares endêmicos, o Programa Nacional de Imunização trabalha com a prevenção.
(Por nominuto.com)