quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FPM




A primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios de agosto foi depositada ontem. Os valores repassados pelo Tesouro Nacional projetam uma recuperação de 30% se comparado com o mês anterior, quando foi registrada queda de 26%.

Apesar disso, pelo menos oito municípios tiveram saldo zero, isto é, o dinheiro repassado só foi suficiente para pagar as contribuições previdenciárias, Fundo da Educação, Fundo Municipal da Saúde e Pasep. Os municípios saldo zero foram Mossoró, Parnamirim, Pendências, Guamaré, Touros, Arês, Assu e Extremoz.

Na próxima semana, em Natal, prefeitos de todo o estado deverão se reunir com a bancada federal para cobrar o voto favorável à Emenda 29, que trata do financiamento da Saúde, e da repartição dos royalties do pré-sal. Benes Leocádio afirmou que grande parcela dos prefeitos defende a não participação na campanha eleitoral deste ano enquanto não se encontrar uma solução. De acordo com a CNM, desde o ano passado, os municípios brasileiros já acumulam perdas de R$ 2,5 bilhões.