segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Eleitores pobres poderão tirar RG gratuitamente para as eleições


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP/RN) vão assinar, acordo de cooperação que visa estabelecer condições especiais para que eleitores que não possuam qualquer documento de identificação com foto possam obter sua carteira de identidade, de forma gratuita.

De acordo com o TER/RN, a medida vai beneficiar eleitores pobres, que possuem título de eleitor, mas que não têm documento oficial com foto. A cooperação terá caráter emergencial e será válida apenas para quem precisar tirar primeira via do RG.

Durante a assinatura do acordo, no Plenário do Tribunal, o presidente do TRE, desembargador Expedito Ferreira de Souza, e a diretora geral do órgão, Andréa Campos, darão maiores detalhes sobre o esforço conjunto que possibilitará a muitos eleitores poder votar no dia 3 de outubro.

Para receber o documento de RG, é preciso levar duas fotos 3 x 4 e certidão original de nascimento ou de casamento, além da comprovação de falta de condições financeiras.

Requisitos para ser atendido pelo benefício:

- Ter título de eleitor;
- Ser pobre;
- Não ter nenhum documento oficial de identificação com foto;
- Não ser eleitor de um dos 11 municípios que terão votação com identificação biométrica (Alexandria, João Dias, Pilões, Caraúbas, Macau, Guamaré, Pedro Avelino, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, São José de Mipibu e Nísia Floresta).