terça-feira, 31 de agosto de 2010

Os números das pesquisas Ipespe e Ibope apontam definição no primeiro turno




Ipespe:

Governo

Rosalba - 47%

Iberê - 21%

Carlos Eduardo - 12%

Senado

Garibaldi - 57%

Agripino - 51%

Wilma - 38%

Ibope

Governo

Rosalba - 45%
Iberê - 25%
Carlos Eduardo - 11%

Senado:


Garibaldi - 54%
José Agripino - 47%
Wilma - 40%

A terceira rodada de pesquisa Ibope para as Eleições 2010 do Rio Grande do Norte apresentou números praticamente estáveis em relação aos últimos dados divulgados, em 19 de agosto, com variações dentro da margem de erro, que é de 3%. No levantamento contratado pelo Sinduscon, houve uma queda de 2% na diferença entre os índices da candidata líder na preferência do eleitorado, Rosalba Ciarlini (DEM), e o segundo colocado, Iberê Ferreira de Souza (PSB), mas ao mesmo tempo um aumento de iguais 2% entre o percentual da candidata e a soma de todos os demais.

Rosalba Ciarlini caiu de 46%, na pesquisa anterior, para 45% na de ontem, cujas entrevistas foram realizadas de 27 a 29 de agosto. A diferença agora é de 20 pontos percentuais em relação a Iberê, que subiu de 24% para 25%. Já Carlos Eduardo Alves (PDT) teve uma variação de três pontos percentuais, passando de 14% para 11%. Roberto Ronconi (PTC) alcançou 1%. A vantagem de Rosalba em relação à soma dos demais atingiu 8%, contra 6% da pesquisa anterior. O número de indecisos, que no levantamento do dia 19 era de 7%, se manteve estável e o de entrevistados que disseram votar branco, ou nulo, subiu de 6% para 10%.

De acordo com as variáveis, Rosalba consegue seu melhor desempenho na região Oeste, 66%, e o pior em Natal, com 30%. Iberê de Souza tem os melhores resultados nas regiões Agreste e Central (35% em ambos) e o menor índice entre os entrevistados com escolaridade entre o 5º e 8º ano do ensino fundamental (17%). Carlos Eduardo Alves se destaca em Natal, 27%, e é citado por 1% dos eleitores na região Oeste do estado.

De acordo com a pesquisa Ibope/Sinduscon, se a eleição fosse hoje Rosalba teria 55% dos votos válidos, se elegendo ainda no primeiro turno. Na pergunta espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Rosalba Ciarlini foi citada por 27% dos eleitores, Iberê Ferreira por 14% e Carlos Eduardo 4%. Os demais candidatos juntos somaram 3%. Neste cenário, os indecisos chegam a 46%. Já na pergunta estimulada, em relação à primeira pesquisa Ibope, divulgada em 14 de agosto, Rosalba caiu três pontos percentuais, Iberê aumentou cinco e Carlos Eduardo perdeu um ponto percentual.

Além de liderar nas preferências, Rosalba Ciarlini ainda foi a menos citada (19%) quando a pergunta foi em quem o eleitor “não votaria de jeito nenhum”. Iberê Ferreira divide com Sandro Pimentel (Psol) o maior índice de rejeição, 31%; seguidos de perto por Bartô Moreira (PRTB), com 29%; Carlos Eduardo Alves, Simone Dutra (PSTU) e Camarada Leto (PCB), 28%; e Roberto Ronconi (PTC), 24%.

Dos eleitores de Rosalba Ciarlini, 63% votam em Dilma (PT) para a Presidência da República e 26% em José Serra (PSDB). Já dos que preferem Iberê Ferreira (PSB), 74% são eleitores de Dilma Rousseff e 18% do candidato tucano. A pesquisa Ibope/Sinduscon foi registrada no TRE sob o protocolo 23.870/2010 e ouviu 812 pessoas em todo o Rio Grande do Norte, entre os dias 27 e 29 de agosto.