terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pes­qui­sas: ins­ti­tu­to Start



A segun­da roda­da de pes­qui­sas esta­duais do COR­REIO DA TARDE, em par­ce­ria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), con­tra­ta­da ao ins­ti­tu­to Start, mos­tra um aumen­to no núme­ro de inde­ci­sos na dis­pu­ta pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Na pes­qui­sa esti­mu­la­da (aque­la em que o pes­qui­sa­dor cita os nomes dos can­di­da­tos), aque­les que não deci­di­ram ainda em quem votar aumen­ta­ram, com rela­ção ao pri­mei­ro levan­ta­men­to, feito entre os dias 16 e 18 de julho. Foram de 9,1% para 16,1%.

O ins­ti­tu­to Start ouviu 1.530 pes­soas em 37 mu­ni­cí­pios: Apodi, Areia Bran­ca, Açu, Ba­raú­na, Caicó, Can­gua­re­ta­ma, Ca­raú­bas, Car­nau­bais, Ceará Mirim, Cur­rais Novos, Ex­tre­moz, Goia­ni­nha, João Câ­ma­ra, Ju­cu­ru­tu, Lagoa Nova, Ma­caí­ba, Macau, Mar­ce­li­no Viei­ra, Monte Ale­gre, Mos­so­ró, Natal, Nísia Flo­res­ta, Nova Cruz, Pa­re­lhas, Par­na­mi­rim, Pau dos Fer­ros, Santa Cruz, San­ta­na do Matos, Santo An­tô­nio, São Gon­ça­lo do Ama­ran­te, São José de Mi­pi­bu, São Mi­guel, São Paulo do Po­ten­gi, Tan­ga­rá, Te­nen­te Ana­nias, Tou­ros e Uma­ri­zal. O in­ter­va­lo de con­fian­ça é de 95% e a mar­gem de erro é de 2,52%. Os ques­tio­ná­rios foram apli­ca­dos entre os dias 14 e 16 pas­sa­dos.

Comparando-se a pri­mei­ra pes­qui­sa de julho pas­sa­do com a de agora, o ins­ti­tu­to Start mos­tra va­ria­ção para baixo de todos os can­di­da­tos ao Go­ver­no. A queda na in­ten­ção de votos ex­pli­ca di­re­ta­men­te o por­quê do au­men­to no nú­me­ro de in­de­ci­sos. A se­na­do­ra Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM) con­ti­nua li­de­ran­do, agora com 42,3% das in­ten­ções.
O can­di­da­to Iberê Fer­rei­ra de Souza (PSB) per­ma­ne­ce em se­gun­do, com 22,5% das in­ten­ções de votos. Car­los Eduar­do Alves (PDT) é o ter­cei­ro, com 10,3%. Os de­mais can­di­da­tos, ti­ve­ram jun­tos menos de 1%.

De acor­do com o le­van­ta­men­to, atual a mar­gem da can­di­da­ta líder, Ro­sal­ba Ciar­li­ni, para ven­cer no pri­mei­ro turno agora é de 8,6%. Na pes­qui­sa an­te­rior, era um pouco menor: 6,6%. Este as­pec­to tam­bém in­flui no nú­me­ro de in­de­ci­sos.