terça-feira, 24 de agosto de 2010
Pesquisas: instituto Start
A segunda rodada de pesquisas estaduais do CORREIO DA TARDE, em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), contratada ao instituto Start, mostra um aumento no número de indecisos na disputa pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Na pesquisa estimulada (aquela em que o pesquisador cita os nomes dos candidatos), aqueles que não decidiram ainda em quem votar aumentaram, com relação ao primeiro levantamento, feito entre os dias 16 e 18 de julho. Foram de 9,1% para 16,1%.
O instituto Start ouviu 1.530 pessoas em 37 municípios: Apodi, Areia Branca, Açu, Baraúna, Caicó, Canguaretama, Caraúbas, Carnaubais, Ceará Mirim, Currais Novos, Extremoz, Goianinha, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Macaíba, Macau, Marcelino Vieira, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santana do Matos, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel, São Paulo do Potengi, Tangará, Tenente Ananias, Touros e Umarizal. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,52%. Os questionários foram aplicados entre os dias 14 e 16 passados.
Comparando-se a primeira pesquisa de julho passado com a de agora, o instituto Start mostra variação para baixo de todos os candidatos ao Governo. A queda na intenção de votos explica diretamente o porquê do aumento no número de indecisos. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) continua liderando, agora com 42,3% das intenções.
O candidato Iberê Ferreira de Souza (PSB) permanece em segundo, com 22,5% das intenções de votos. Carlos Eduardo Alves (PDT) é o terceiro, com 10,3%. Os demais candidatos, tiveram juntos menos de 1%.
De acordo com o levantamento, atual a margem da candidata líder, Rosalba Ciarlini, para vencer no primeiro turno agora é de 8,6%. Na pesquisa anterior, era um pouco menor: 6,6%. Este aspecto também influi no número de indecisos.