quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Santo Antonio estará no Fórum Regional de Vigilância Sanitária em Salvador-BA



Nos dias 16 e 17 de setembro próximo, em Salvador-BA, será realizada a quarta edição do Fórum Regional de Vigilância Sanitária. Esse evento tem sua importância reconhecida entre os trabalhadores e gerentes das vigilâncias sanitárias, gestores do SUS e representantes dos diversos segmentos da sociedade voltados ou relacionados com o controle social no campo da saúde pública.

É neste espaço que será realizada uma mostra de experiências inovadoras e bem sucedidas que possam contribuir para o desenvolvimento das ações de vigilância sanitária nas unidades federadas do país.

A vigilância sanitária de Santo Antonio inscreveu a experiência que realizou no ano de 2009 com o seguinte título: A intersetorialidade nas ações de Vigilância Sanitária em Santo Antonio/RN: busca de soluções para os problemas de saneamento básico, de autoria da coordenadora da Vigilância Sanitária: Lúcia de Fátima de Lima Azevêdo e co-autoria de Ranyelle Christian Dias Rodrigues.

O Núcleo de Mobilização Estadual/RN recebeu 16 trabalhos para análise. Destes, 08 foram pré-selecionados e enviados para a ANVISA que escolheu 06 (seis) trabalhos para serem publicados no Fórum Nordeste de VISA e a experiência de Santo Antonio foi uma das escolhidas.

Resumo do trabalho

Participaram do trabalho as Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Obras de Santo Antonio, SUVISA/RN, Coordenação do VIGIAGUA da SESAP, CAERN e Conselho Municipal de Saúde.

Foram realizadas reuniões com os técnicos envolvidos no trabalho e agendadas palestras educativas a serem ministradas aos Agentes de Endemias e aos professores do município abordando o tema da poluição ambiental e doenças de veiculação hídrica, a fim de que estes, quando da execução das atividades, tivessem respaldo para orientar a população.

Os agentes de endemias visitaram todas as residências do município repassando as informações recebidas e orientando a higienização de caixas de água e os professores orientaram os alunos a fazerem trabalhos manuais e de pesquisa para serem apresentados na Feira de Ciências. Divulgamos os trabalhos na rádio comunitária através de entrevista.

Tivemos como resultado a redução de 21% nos casos de diarreia e 22% das notificações de hepatite A no primeiro semestre de 2010 se comparado ao mesmo período de 2009. A implantação do SISAGUA para realizar vigilância da qualidade da água para o consumo humano. Realização de Feira de Ciências com trabalhos para a sensibilização da população com a participação de toda a rede de ensino do município. Integração dos órgãos municipais, estadual, prestadores de serviços e comunidade.