sábado, 14 de agosto de 2010

Residentes da Januário Cicco paralisam atividades na próxima terça-feira


Vinte e um médicos residentes que trabalham na Maternidade Escola Januário Cicco vão paralisar as atividades na próxima semana. A suspensão dos trabalhos faz parte da greve da categoria que vai ser deflagrada a partir do dia 17 de agosto em todo o país. De acordo com o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed), no total, 22 mil residentes vão parar de trabalhar.

A categoria atua em serviços ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e reivindica um reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio, congelada desde 2006 em R$ 1.916,45. Ainda segundo o Sinmed, as negociações com o Ministério da Saúde estão acontecendo desde abril, porém até hoje não houve proposta válida para os residentes. Durante a paralisação, apenas serviços de urgências, emergências e UTIs serão realizados.

Além do reajuste da bolsa, os residentes ainda pedem o pagamento do auxílio moradia, auxílio alimentação e do adicional de insalubridade, o respeito ao reajuste anual, a instituição da 13ª bolsa-auxílio e o aumento da licença maternidade de quatro para seis meses.

Na programação da greve está prevista uma manifestação em frente à Maternidade Januário Cicco na manhã de terça-feira (17) e uma reunião, à noite, na sede do Sinmed.