quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cenário político do RN é semelhante ao de 2006




O mês de junho é direcionado à realização de convenções partidárias. Há quatro anos, os grupos que compõem oposição e situação chegavam a essa época com posições inversas às dos dias atuais.

Se em 2010 a então governadora Wilma de Faria (PSB) chegava às convenções com a chapa pronta: ela na cabeça, com o então deputado federal Iberê Ferreira (PSB) como vice e o senador Fernando Bezerra (na época no PTB) disputando a reeleição com Rui Pereira (PT) na primeira suplência, a oposição ainda tentava se articular.

Em junho de 2006, o senador Garibaldi Filho (PMDB) ainda era o favorito nas pesquisas, mas encontrava dificuldades para a escolha do vice. A ex-prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (PFL, atual DEM) já era o nome para o Senado.

Na edição de 6 de junho de 2006 do O Mossoroense, o então deputado federal Ney Lopes (PFL) anunciava que iria aderir à aliança que então ele classificara como "água e óleo". Ele acabou sendo o candidato a vice de Garibaldi.

No cenário político atual a situação é completamente inversa: é o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), candidato à reeleição, quem busca definir um vice. Vários nomes têm sido especulados, mas nada de concreto até o momento. Já o nome da oposição, que assim como Garibaldi em 2006 segue líder nas pesquisas, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem chapa completa: o presidente da Assembleia Legislativa Robinson Faria (PMN) como vice e o senador José Agripino (DEM) candidato à reeleição. Além do apoio informal de Garibaldi.

Na época não havia uma candidatura da terceira via entre os membros da elite política do Estado. Em 2010, o ex-prefeito do Natal Carlos Eduardo (PDT) tenta repetir o feito de Wilma em 2002 e ser eleito governador em chapa alternativa.

De certo, o nome do ex-senador Geraldo Melo (na PSDB), que tentava voltar à Alta Câmara numa candidatura alternativa sem nome para o Governo do Estado. Em 2010, quem ocupa esse espaço é o senador Garibaldi Filho. Assim como Geraldo, ele tem o apoio do PV, que assim como em 2006 indicará um suplente. Falta definir o nome.