quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dr. Gilson realiza reunião para Plano de Saneamento Básico



O Prefeito Municipal de Santo Antonio-RN, Dr. Gilson Geraldo, representantes da Prefeitura Municipal e CAERN se reuniram nesta quarta-feira (16), para a primeira reunião da comissão para o desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Durante a reunião, os representantes da CAERN, Leila Cabral e Marcos Antonio Rocha ( Ch. de Gab. da Presidencia-CAERN), responderam questionários sobre resíduos sólidos, águas pluviais no interior, abastecimento de água no centro e esgoto sanitário. O objetivo dos questionários é coletar informações sobre todas as áreas do saneamento básico no município. Após serão realizadas análises, elaboradas tendências, propostas, o Projeto de Lei, aprovação das Leis e a Implantação do Projeto. Nesta última etapa a prefeitura se organiza para possibilitar a execução do Plano.

O prefeito Dr. Gilson salientou que todos os municípios brasileiros deverão fazer o seu plano até 2011. Quem não possui o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), não conseguirá mais recursos junto ao Governo Federal para projetos na área de saneamento.

O Saneamento Básico no Brasil ainda não é adequado. Mais da metade da população não possui redes para coleta de esgotos e 80% dos resíduos gerados (efluentes) são lançados diretamente nos rios, sem nenhum tipo de tratamento.
Dados da Fundação Nacional da Saúde confirmam que, para cada R$ 1,00 investido no setor de saneamento básico, são economizados R$ 4,00 a área de medicina curativa.