quinta-feira, 24 de junho de 2010

Esse é o São João entre amigos em Santo Antonio






É assim que podemos definir o São João entre amigos na terra da onça!

O São João é uma das principais festas do Nordeste. As cidades se enfeitam com bandeirinhas coloridas. A festa é animada ao som de muito forró, baião, xaxado, uma herança deixada por Lampião e os ‘cabras de seu grupo’, os cangaceiros. E ainda tem a quadrilha. Manifestação folclórica típica do ciclo junino que surgiu como uma sátira às danças palacianas européias. Outro destaque do São João é a fogueira. O ritual de acender fogueiras rememora o aviso dado por Santa Isabel a Maria, mãe de Jesus, sobre o nascimento do seu filho, João Batista.

Em Santo antonio-RN a alegria do São João espalha-se por todas as partes, desde a cidade até o sítios. Comidas Típicas - Um prato farto à base de milho e mandioca é a principal característica da culinária junina, na verdade, uma rica contribuição dos nossos índios à herança rigorosamente portuguesa nos demais aspectos.

Em toda a Região Nordeste, permanece um cardápio especial para os festejos de Santo Antonio, de São João e de São Pedro. São canjicas, pamonhas, bolos, licores, amendoim, além do próprio milho. Na zona rural, as pessoas preparam o banquete e esperam os vizinhos que costumam fazer a festa, comendo e bebendo.