sábado, 24 de julho de 2010

Pesquisa: Dilma abre 8 pontos de vantagem sobre Serra



Candidata à sucessão do presidente Lula aparece com 41% das intenções de voto do eleitorado brasileiro; Serra caiu para 33% e Marina mantém os 8%.
Agência Brasil

A ex-ministra Dilma Rousseff (PT), candidata ao Palácio do Planalto, lidera a corrida presidencial e abre vantagem de 8 pontos em relação ao seu adversário, o candidato do PSDB José Serra. Isso é o que mostra a pesquisa Vox Populi/Band/iG, divulgada nesta sexta-feira (23), em que Dilma aparece com 41% das intenções de voto, Serra com 33% e Marina Silva (PV) 8%.

Entre os nove presidenciáveis, José Maria Eymael (PSDC) também é citado pelo eleitorado e aparece com 1%. Os outros cinco candidatos não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 4%. A porcentagem de entrevistados que estão indecisos chega aos 13%. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. Esses números são referentes à pesquisa estimulada para o primeiro turno.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, a petista tem 28%, Serra 21% e Marina 4%. Apesar de não está disputando a presidência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é citado por 4% dos entrevistados.

O Instituto Vox Populi ouviu 3.000 eleitores em 219 cidades de todas as regiões do país. A pesquisa, realizada entre os dias 17 e 20 de julho, foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19.920/10.

Ascensão de Dilma e queda de Serra
Na sondagem anterior, divulgada no dia 29 de junho, Dilma tinha 40% contra 35% de Serra e 8% de Marina. Os brancos e nulos eram 5% e os indecisos 11%.

Agora, após a oficialização das nove candidaturas à Presidência, o retrato desenhado pela pesquisa é ainda mais vantajoso para a petista. A diferença entre ela e o tucano, que era de 5 pontos, subiu para 8.
(Por Túlio Duarte)